Sistema de Desenvolvimento

Do amor, ao amor consciente.

O SD é composto por 4 fases distintas, cada uma delas composta por um conjunto de formações, missões pessoais e projetos práticos totalmente orientados para a melhor compreensão e prática de valores (amor, auto-consciência, gratidão, etc...) por forma a que os estudantes possam desenvolver a sua melhor versão: procurando o seu propósito e uma melhor forma de se relacionar com as pessoas e com a comunidade (impacto social).

Geração 1.0

1.0 Cheguei...como me posso encontrar e identificar neste novo grupo?
Identificar traços culturais e Propósito UD
Abertura p/ desconstrução do meu eu
Introdução técnica que permite integração positiva nas tarefas departamentais
Integração departamental a um nível emocional
Conhece o sistema de desenvolvimento UD
Reconhece e tenta gerir as regularidades UD (tempo ocupado e maior rigor e profissionalismo)



Geração 2.0 

2.0 Quem sou eu, através daquilo que são as minhas maiores influências e das experiências que atualmente tenho?
Personificação do seu traço cultural mais vocacional (coloca-o à disposição da org)
Compromisso com propósito UD
Reconhece o valor da partilha emocional e do crescimento pelo grupo
Sabe identificar as suas mais e menos valias para a equipa
Desenvolvimento técnico no departamento
Integração organizacional a um nível emocional
Valoriza o sistema de desenvolvimento UD



Geração 3.0

3.0 Qual é o plano para mudar o mundo à tua volta?
Assimila, valoriza e inspira o desenvolvimento dos traços culturais
Abraça desafios organizacionais de encontro ao propósito UD
Encontro de forma autónoma desafios pessoais
Compreende e gere momentos do sistema de desenvolvimento de outras pessoas
Compreende como pode estender o seu impacto social fora UD
Promove integração emocional de outros na organização



Geração 4.0

4.0 Qual é o meu impacto num espaço/equipa enquanto líder/influenciador da mesma?
Evolui na personificação dos traços culturais
Reconhece a evolução do seu propósito na UD (do “eu” para “eles”): gosto por ensinar e gerir equipas
Sabe relacionar factos e gerir-se
Entrega de valor no departamento de forma autónoma e regular
Promove integração emocional de outros no departamento
É capaz de suportar sistema de desenvolvimento da UD



Departamentos

Funcionamos sobre uma lógica empresarial, dividindo a nossa equipa pelos 4 departamentos que nos compõem: Recursos Humanos, Relações Humanas, Marketing e Relações Externas e Financeiras. Assim, os estudantes são destacados para um departamento e especializam-se no mesmo ao longo do seu percurso UD, não sendo obrigatório ter conhecimentos avançados para o efeito, pois essa é uma responsabilidade nossa!
Trabalhamos com dezenas de empresas das cidades do Porto, Braga e Aveiro e é com o rigor de uma verdadeira empresa que trabalhamos todos os dias junto dos nossos parceiros, estudantes e famílias.

Este é o departamento responsável pela criação, manutenção e satisfação das relações que estabelecemos com o tecido empresarial da cidade. Tem, também, à sua responsabilidade o impacto que criamos junto das escolas secundárias e empresas, com as apresentações de sensibilização social e angariação de sócios que realizamos. São os nossos membros com perfil mais comercial e resiliência é o que não lhes falta! Além disso, têm o rigor e a dinâmica necessários para não só serem responsáveis pelos contactos externos e orçamentação dos vários projetos, sejam sonhos, eventos ou campanhas, como de inspirar qualquer pessoa que se cruze no seu caminho.

Tarefas departamentais:

  1. Análise de empresas e criação de propostas de valor acrescentado; 
  2. Contacto e reunião com empresas;
  3. Acompanhamento de parceiros;
  4. Gestão das contrapartidas negociadas;
  5. Comunicação dos resultados e aproximação da empresa à missão UD;
  6. Participação em eventos externos como representante UD em escolas secundárias, faculdades e empresas;
  7. Cativar e contagiar estudantes do ensino secundário através de palestras para uma maior consciencialização social;
  8. Elaboração e controlo orçamental de todos os projetos UD;
  9. Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo).

Caraterísticas específicas dos candidatos:

  1. Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
  2. Energiaaa! Qualquer membro de REF deve ser capaz de transmitir energia e entusiasmo na sua comunicação com estudantes, parceiros, etc.
  3. Capacidade de síntese e de adaptação de comportamento sobre várias situações e pessoas
  4. Natural capacidade de negociação e criatividade para melhor domínio de contactos externos
  5. Persuasão e confiança
  6. Resiliência ao quadrado! (a palavra “não” pode ser ouvida muitas vezes….)
  7. Rigor e sentido de responsabilidade para a elaboração de orçamentos

Departamento responsável pelo processo de recrutamento, motivação e acompanhamento do principal ativo da organização: os nossos Membros. Responsáveis por executar o processo de seleção, por gerir equipas de sonhos, campanhas ou eventos, por acompanhar os nossos membros e por gerar estratégias de comunicação e motivação. Os elementos de RH são autênticos guias de equipa. Trabalham competências como análise, gestão e avaliação de pessoas, aliadas a empatia no trabalho. 

Tarefas concretas do departamento:

  1. Recrutamento e Seleção de Pessoas
  2. Gestão de membros [Mentoring, acompanhamento departamental]
  3. Gestão de informação [Newsletter internas, reuniões gerais]
  4. Gestão de equipa [Teambuildings, Retiros, Gala de Finalistas, Sonhos, Campanhas]
  5. Acompanhamento de Padrinhos
  6. Gestão da Rede Alumni
  7. Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)

Características de um membro de RH:

  1. Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
  2. Capacidade de análise de pessoas
  3. Capacidade de gestão de pessoas
  4. Método e organização
  5. Espírito crítico
  6. Sensibilidade interpessoal 
  7. Dinamismo

Departamento responsável pela criação e gestão da Marca UD, posicionando-a habilmente no setor social, na cidade e no coração das pessoas. Ou seja, é responsável pela comunicação da UD, seja pelos canais digitais (facebook, instagram, website...) ou físicos (flyers, cartazes, brindes). São também os principais responsáveis pela gestão dos projetos de comunicação, sejam momentos de gratidão, de partilha do impacto que geramos ou até do trabalho de outros projetos sociais locais. Mais do que comunicar a UD, queremos levar as pessoas a sonhar com um mundo mais bonito e agir por forma a construí-lo, e esse é o principal desafio deste departamento, levar amor consciente a quem nos acompanha. Por isso, se és um criativo irreverente, se gostas de Vídeo, Fotografia, Design ou Marketing então este é o teu departamento. Internamente estes elementos são também responsáveis pela produção dos conteúdos (vídeos, fotografias..) e respetivos planos de comunicação de sonhos, eventos, campanhas, garantindo assim a concretização dos objetivos já explicados.

 

Tarefas departamentais:

  1. Criação e gestão da Marca UD
  2. Gestão dos canais de comunicação externa (Facebook, Instagram, Youtube, Website…); 
  3. Criação e gestão dos projetos de comunicação (Gratidão, Partilha impacto UD e Projeto Comum para promover o setor social em Portugal); 
  4. Responsáveis por garantir que os conceitos e conteúdos dos vários eventos, sonhos, campanhas, … estão alinhados com a marca UD através da criação de planos de comunicação adequados; 
  5. Produção de conteúdos para comunicação externa segundo as necessidades de cada departamento; 
  6. Projetos pontuais de expansão de marca (eventos, media, etc...);
  7. Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)

Caraterísticas específicas dos candidatos:

  1. Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
  2. Conhecimento técnico em fotografia, vídeo ou design (não muito profundo);
  3. Criatividade e espírito crítico;
  4. Capacidade de receber feedback e de trabalhar em equipa;
  5. Disponibilidade e paciência para alteração a,b,c,d,...
  6. Capacidade para trabalhar com opiniões de pessoas sem conhecimento técnico departamental (aquelas opiniões que às vezes caem mal…)

Este é o departamento mais próximo dos nossos pequenos grandes heróis e responsável pela projeção de todos os pormenores dos seus Sonhos. Responsáveis pelo acompanhamento das crianças e famílias, promovemos visitas com regularidade em contextos hospitalar e domiciliário, que contribuem para a construção de um vínculo íntimo entre as famílias e a equipa UD. Destacamo-nos por uma entrega apaixonada mas rigorosa, desenvolvendo e aplicando técnicas didático-pedagógicas que nos permitam alcançar um standard de excelência no acompanhamento. Sem que ninguém da família se aperceba somos verdadeiros detetives a descobrir os pormenores mais bonitos de cada sonho. Somos o resultado prático de parte do impacto social da organização, mas somos somente uma ponta do icebergue UD!

 

Tarefas departamentais:

  1. Acompanhamento Institucional e Domiciliário de Crianças e Famílias
  2. Sinalização de Crianças em Ambiente Institucional
  3. Análise da Viabilidade do Acompanhamento
  4. Planeamento de eventos temáticos em instituições de acolhimento
  5. Planeamento de Atividades para crianças, famílias e grupos de crianças/jovens
  6. Principal responsável pela criação da identidade dos sonhos
  7. Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)

 

Caraterísticas específicas dos candidatos:

  1. Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
  2. Abertura a todo o tipo de contextos familiares e institucionais
  3. Empatia para lidar com as particularidades de cada criança/família
  4. Criatividade na criação de dinâmicas inovadoras que cheguem às crianças, aos seus gostos, preferências, rotinas… sonhos!
  5. Rigor e Responsabilidade no acompanhamento a uma família.
  6. Foco constante no bem-estar e no superior interesse das famílias e crianças.