Sistema de Desenvolvimento

Somos jovens em constante autodescoberta

Imaginem uma fábrica de chocolate. Imaginem que são donos dessa fábrica e que têm a missão de melhorar o vosso chocolate. Por onde começariam?
Nós decidimos começar pelo cacau.
Decidimos que a forma mais bonita de criar Sonhos e experiências sociais altamente impactantes era a de concentrarmos as nossas energias em ti, UDer, e no teu desenvolvimento, o cacau da UD. Fim da analogia.
A viagem têm a duração estimada de dois anos, repartida em 4 semestres que equivalem aos 4 desafios geracionais que temos preparados para ti. Não vale baldas. Começamos?

Geração 1.0

DISPONÍVEL PARA APRENDER
Acabaste de te mudar. A Escola é nova, o caminho até lá também e aos colegas da turma só lhes sabes os nomes.
Enquanto Trainee UD, é expectável que reúnas todas as condições e entendas todas as ferramentas que te serão úteis no resto da viagem.
Por isso, o próposito é que abras a porta à metodologia de desenvolvimento que temos preparada para ti, que aceites ser desafiado num conjunto de missões que te ajudarão a conhecer “os cantos à casa” e que sejas capaz de apresentar, no final da geração, uma reflexão exploratória sobre as tuas crenças, comportamentos e percurso de vida.
Importa que estejas disponível para  identificar o “porquê” de fazermos o que fazemos e o “como” podes fazer parte desse plano. Sem grandes stresses mas com pleno compromisso.

Geração 2.0 

A GERAÇÃO DOS "PORQUÊS"
Partes para o início deste geração já como Membro UD. “Grande cena!”, os teus pais ficam contentes e nós também. Mas ainda estamos longe de chegar ao final. 
Esta é a fase em que vais explorar, ao nosso lado, a razão pela qual foste tomando determinadas ações na tua vida, bem como todas as outras influenciadas por condicionantes alheias a ti, de forma a que entendas melhor quem és hoje. Vais aprender a partilhar até ao ponto em que… gostas e sabes como o fazer.
É a fase dos “porquês”.  Afinal de contas, adoramos os “porquês” que escondem em si curiosidade, nova informação e aceitação para continuar a aprender. 

Geração 3.0

A MINHA MARCA PESSOAL
Cresceste. Cresceste ao ponto de 
já deixares uma “marca” na UD e nas pessoas que dela fazem parte.À tua volta vês um sistema claro, repleto de oportunidades mas também de caras novas com as exatas dúvidas que tinhas há um ano atrás.
Por isso, este é o semestre onde desenvolves, pela primeira vez, a capacidade de “ensinar”. Vamos desconstruir contigo o impacto que tens sobre os outros, no seio de uma equipa ou na liderança de projetos, para que possas ser responsável pela tua “marca”.
Ah, e é suposto andarem menos “em cima de ti”: vais aprender a desenvolver a tua autogestão a partir do conhecimento que já reunes sobre ti. Sinceramente, e só aqui para nós: vais estar a bombar!

Geração 4.0

E VIVEMOS FELIZES PARA SEMPRE
Ok, se chegaste até aqui já merecias uma anualidade Hero à pala.
Agora, depositamos em ti grande parte das decisões estratégicas e de resultados que dizem respeito à organização. Geres e és responsável por garantir o impacto social da tua UD, bem como a experiência de desenvolvimento pessoal que ela proporciona a quem chega.
Mas é aqui que surge o maior desafío de todos: a margem para errar ou desistir, a ausência de pressão ou de alguém a fazer-nos as perguntas certas.
É exatamente esse “cesto de nada” que te vamos oferecer. Nesse espaço amplo e ambíguo, convidamos-te a pensar no teu futuro e a tomares a decisão sobre aquele que é verdadeiramente o teu papel no Mundo. Sem pressão, ninguém está a olhar! 

Departamentos

Funcionamos sobre uma lógica empresarial, dividindo a nossa equipa pelos 4 departamentos que nos compõem: Recursos Humanos, Relações Humanas, Marketing e Relações Externas e Financeiras. Assim, os estudantes são destacados para um departamento e especializam-se no mesmo ao longo do seu percurso UD, não sendo obrigatório ter conhecimentos avançados para o efeito, pois essa é uma responsabilidade nossa!
Trabalhamos com dezenas de empresas das cidades do Porto, Braga e Aveiro e é com o rigor de uma verdadeira empresa que trabalhamos todos os dias junto dos nossos parceiros, estudantes e famílias.

Este é o departamento responsável pela criação, manutenção e satisfação das relações que estabelecemos com o tecido empresarial da cidade. Tem, também, à sua responsabilidade o impacto que criamos junto das escolas secundárias e empresas, com as apresentações de sensibilização social e angariação de sócios que realizamos. São os nossos membros com perfil mais comercial e resiliência é o que não lhes falta! Além disso, têm o rigor e a dinâmica necessários para não só serem responsáveis pelos contactos externos e orçamentação dos vários projetos, sejam sonhos, eventos ou campanhas, como de inspirar qualquer pessoa que se cruze no seu caminho.

Tarefas departamentais:

—  Análise de empresas e criação de propostas de valor acrescentado
— Contacto e reunião com empresas
— Acompanhamento de parceiros
— Gestão das contrapartidas negociadas
— Comunicação dos resultados e aproximação da empresa à missão UD
— Participação em eventos externos como representante UD em escolas secundárias, faculdades e empresas
— Cativar e contagiar estudantes do ensino secundário através de palestras para uma maior consciencialização social
— Elaboração e controlo orçamental de todos os projetos UD
— Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)


Caraterísticas específicas dos candidatos:

— Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
— Energiaaa! Qualquer membro de REF deve ser capaz de transmitir energia e entusiasmo na sua comunicação com estudantes, parceiros, etc.
— Capacidade de síntese e de adaptação de comportamento sobre várias situações e pessoas
— Natural capacidade de negociação e criatividade para melhor domínio de contactos externos
— Persuasão e confiança
— Resiliência ao quadrado! (a palavra “não” pode ser ouvida muitas vezes….)
— Rigor e sentido de responsabilidade para a elaboração de orçamentos

Este é o departamento responsável pelo processo de recrutamento, motivação e acompanhamento do principal ativo da organização: os nossos Membros. Responsáveis por executar o processo de seleção, por gerir equipas de sonhos, eventos ou campanhas, por acompanhar os nossos membros e por gerar estratégias de comunicação e motivação, os membros de recursos humanos são verdadeiros guias de equipa. Trabalham competências como análise, gestão e avaliação de pessoas, aliadas à empatia no trabalho. São também responsáveis pela gestão dos Recursos Humanos nos vários projetos internos, sejam eles sonhos, eventos ou campanhas.

Tarefas departamentais:

— Recrutamento e Seleção de Pessoas
— Gestão de membros [Mentoring, acompanhamento departamental]
— Gestão de informação [newsletter internas, reuniões gerais]
— Gestão de equipa [Teambuildings, Retiros, Gala de Finalistas, Sonhos, Campanhas]
— Acompanhamento de Padrinhos
— Gestão da Rede Alumni
— Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)

Caraterísticas específicas dos candidatos:

— Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
— Capacidade de análise de pessoas
— Capacidade de gestão de pessoas
— Método e organização
— Espírito crítico
— Sensibilidade interpessoal
— Dinamismo

Este é o departamento responsável pela criação e gestão da Marca UD, posicionando-a habilmente no setor social, na cidade e no coração das pessoas. Ou seja, é responsável pela comunicação da UD, seja pelos canais digitais (facebook, instagram, website) ou físicos. São também os principais responsáveis pela criação das campanhas de agitação urbana e por projetos de expansão de marca nas várias cidades onde estamos presentes. Mais do que comunicar a UD, queremos fazer com que as pessoas a sintam tal e qual como ela é, e esse é o principal desafio deste departamento. Se és um criativo irreverente, se gostas de Vídeo, Fotografia, Design ou Marketing então este é o teu departamento. Internamente, estes elementos são também responsáveis pela produção dos conteúdos (vídeos, fotografias...) e respetivos planos de comunicação de sonhos, eventos e campanhas.

Tarefas departamentais:

— Criação e gestão da Marca UD
— Criação e gestão das campanhas de agitação urbana
— Responsáveis por garantir que os conceitos e conteúdos dos vários eventos, sonhos, campanhas, estão alinhados com a marca UD através da criação de planos de comunicação adequados
— Produção de conteúdos para comunicação externa segundo as necessidades de cada departamento
— Projetos pontuais de expansão de marca
— Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)

Caraterísticas específicas dos candidatos:
— Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
— Conhecimento técnico em fotografia, vídeo ou design
— Criatividade e espírito crítico

Este é o departamento mais próximo dos nossos pequenos grandes heróis e responsável pela projeção de todos os pormenores dos seus Sonhos. Responsáveis pelo acompanhamento das crianças e famílias, promovemos visitas com regularidade em contextos institucionais e domiciliários, que contribuem para a construção de um vínculo íntimo entre as famílias e a equipa UD. Destacamo-nos por uma entrega apaixonada mas rigorosa, desenvolvendo e aplicando técnicas didático-pedagógicas que nos permitam alcançar um standard de excelência no acompanhamento. Sem que ninguém da família se aperceba, somos verdadeiros detetives a descobrir os pormenores mais bonitos de cada sonho. Vivemos o resultado prático de parte do impacto social da organização, mas somos somente uma ponta do icebergue UD!

Tarefas departamentais:

— Acompanhamento Institucional e Domiciliário de Crianças e Famílias
— Sinalização de Crianças em Ambiente Institucional
— Planeamento de eventos temáticos em casas de acolhimento
— Planeamento de Atividades para crianças, famílias e grupos de crianças/jovens
— Principal responsável pela criação da identidade dos sonhos
— Envolvimento direto na concretização de campanhas, sonhos e eventos (com contacto direto com os públicos-alvo)


Caraterísticas específicas dos candidatos:

— Não é suposto seres ou dominares todas as características, é suposto quereres ser e dominar todas estas características. O resto deixa connosco!
— Abertura a todo o tipo de contextos familiares e institucionais
— Empatia para lidar com as particularidades de cada criança/família
— Criatividade na criação de dinâmicas inovadoras que cheguem às crianças, aos seus gostos, preferências, rotinas… sonhos!
— Rigor e Responsabilidade no acompanhamento a uma família
— Foco constante no bem-estar e no superior interesse das famílias e crianças