Impacto social

A U.DREAM (UD) acompanha semanalmente várias instituições com o objetivo de sinalizar famílias onda possa iniciar um acompanhamento domiciliário com a duração de 3 meses. A sinalização é feita pelos profissionais de saúde em conjunto com a equipa profissional UD e os membros das UD locais.

Instituições com que trabalhos: IPO Porto; Kastelo - Cuidado continuados e paliativos; Hospital de Braga; APCB - Associação de Paralisia Cerebral de Braga; Saluslive - Centro de terapias;  Hospital Infante D.Pedro; APCC - Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra.

Durante os 3 meses de acompanhamento, os estudantes da UD procuram todas as informações relevantes sobre a criança e respetiva família enquanto desenvolvem atividades lúdicas e pedagógicas, orientadas para a felicidade da mesma.

No fim do acompanhamento, os estudantes organizam um dia (ou mais), com o objetivo de compilar tudo aquilo que a família sempre desejou, com especial foco em garantir que o impacto na mesma se perpetua no longo prazo.

O impacto a longo prazo varia muito de família para família, de terapias que eram impossíveis de pagar, até apoio a procurar emprego, explicações a elementos da família, oportunidades de ensino, entre outros. Nada melhor que ver com os próprios olhos a magia do nosso acompanhamento na vida do Tiago e da Ariana.

Depois do acompanhamento, a UD destaca um estudante para acompanhar a título pessoal o impacto na família a longo prazo.

Nos Lares de Infância e Juventude e nas Casas de Acolhimento Temporário a U.DREAM desenvolve uma de duas metodologias de atuação:

- Projeto de 3 visitas: com objetivos previamente definidos por forma a trabalhar valores e comportamentos com estes públicos. 

As equipas fazem o levantamento das necessidades do LIJ e com os responsáveis procuram perceber quais os valores que fazem mais sentido trabalhar procurando que cada visita seja um passo para a compreensão clara dos valores selecionados.

O acompanhamento termina com uma quarta visita que compila as várias lições (como amor ou atenção ao outro) e gostos que foram sendo trabalhados nas várias visitas anteriores, orientando por fim a conclusão para ações concretas na vida destas crianças.

- Visitas pontuais (de regularidade mensal): para realização de jantares temáticos, atividades desportivas, dinâmicas de promoção de valores, entre outros.

Depois de várias anos a dedicar total atenção a públicos mais jovens, no último ano lançamo-nos na aventura de iniciar acompanhamento em lares de idosos e o resultado... foi maravilhoso! Percebemos que não há público, lugares ou momentos mais certos que outros para levar a nossa atenção e por isso, acompanhar idosos em lares é agora uma realidade presente nas experiências sociais UD.

Em cada lar fazemos um conjunto de visitas que vão servir para preparar uma última, que se espera feita à medida de cada pessoa e respetiva história que a define.

Estas casas estão ocupadas por famílias que lutam, dia sim, dia sim, pela felicidade dos seus filhos.

Para ajudar, a U.DREAM cria momentos temáticos (jantares, lanches, concertos, jogos) que têm como objetivo juntar as várias famílias com o objetivo de as fazer embarcar numa viagem cheia de imaginação, sonhos e claro, sorrisos rasgados, lembrando-os que não estão sozinhos nesta dura caminhada.

Por forma a fazer os estudantes da U.DREAM perceberem que são essenciais na educação das gerações mais novas, estes são lançados ao desafio de produzir palestras que provoquem a consciência social dos mais novos (alunos do Ensino Básico e Secundário).

Temas como a “gratidão”, o “autoconhecimento” ou o “meu papel na comunidade”, invadem estas escolas por forma a agitar os mais novos, orientando-os para pequenas soluções que são provocados a levar para dentro das suas próprias casas.

A responsabilidade de educar não é só da escolas, também nós podemos ser parte ativa dessa responsabilidade.

Todos os semestres, e em todas as cidades, os estudantes preparam campanhas de felicidade nas ruas com o objetivo de melhorar o dia das pessoas que não conhecem.

O exercício é surpreender as pessoas com quem se cruzam ocasionalmente por forma a compreenderem que aqueles que não conhecemos, também fazem parte da nossa vida e da nossa felicidade.

Todos os meses as ideias são novas e o resultado é sempre o mesmo: sorrisos a tender para mais infinito. Trabalhamos várias temáticas, do stress diário, à autoestima ou até mesmo aos nervos que as multas de trânsito nos deixam.

Para além dos públicos já identificados nas abas anteriores, a U.DREAM (UD) procura envolver-se noutras temáticas que possam ser prioriodade local, ou por desastres naturais, ou por desafio dos munícipios ou outra entidade pública, entre outros.

A lógica é simples, colocamos os nossos recursos, neste caso os estudantes, à disposição da comunidade e das suas necessidades. Ainda que haja um core de atividade claramente definido, todos os anos há espaço para abraçar outros projetos de impacto social.

No ano de 2019 tivemos por exemplo um projeto em colaboração com os Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, no âmbito dos incêndios. O mesmo pode acontecer com outras causas, sejam sem-abrigos, animais, direitos humanos, etc...

Por tudo isto, se tiveres algum desafio para nos lançar, não hesite em contactar-nos diretamente para o nosso email (udream.portugal@udream.pt).